• Caravana de Luz - FECL

Natal com Jesus


O encontro com Jesus pode acontecer por meio de uma experiência de oração, na meditação sincera sobre seus ensinamentos, em um ato de compaixão ou no esforço sincero da alma para alcançar o perdão. O Natal, ocasião em que comemoramos o nascimento do Cristo, pode ser um momento valioso para nos aproximarmos mais de Jesus.






Assim, apresentamos algumas dicas para colocar o Mestre no centro das comemorações de Natal em seu lar, desejando a você e à sua família, desde já, um feliz encontro com Jesus!




1. Faça um projeto artístico para celebrar o nascimento de Jesus


Existem muitas ideias legais no Pinterest para a montagem de presépios criativos. Ocupe as crianças com esta atividade e aproveite para estimulá-las a contar a história do nascimento de Jesus utilizando o que produziram. Olha só que linda esta ideia! Basta clicar na imagem para acessar o site com o passo a passo. Só recomendamos fazer as devidas adaptações tendo o cuidado de não representar o espírito superior que aparece aos pastores, na noite do nascimento de Jesus, com asas.





Existem muitas possibilidades: história em quadrinhos, teatro de sombras, marionetes, dedoches e o bom e velho desenho! As ilustrações digitais que se seguem foram feitas por uma menina de 12 anos. Veja como Jesus é inspirador!












2. Leia livros ou assista vídeos sobre o nascimento de Jesus


Aqui indicaremos um vídeo que adoramos da série Histórias animadas do Novo Testamento - Nasce o Rei! O vídeo esta disponível em diversos canais do YouTube. Aproveite para assistir com as crianças na véspera de Natal ou em uma tarde de dezembro.




3. Presenteie o aniversariante


Como poderíamos presentear Jesus? Convide seus filhos a reflexionarem sobre esta possibilidade inspirados na história de Artaban, narrada na obra O Quarto Sábio, de Henry Van Dyke. Este é um daqueles livros que você deve ler de tempos em tempos, como uma forma de avaliar a sua caminhada espiritual. Existe uma adaptação formidável da obra para crianças, publicada pela editora Ática.




Caso você não possa adquirir o livro, disponibilizamos, ao final deste post, uma revistinha em PDF com a adaptação desta história, elaborada pela equipe de evangelizadores de nossa instituição. Você pode imprimir ou utilizar em formato digital.


O livro também inspirou o filme “O Quarto Sábio”, estrelado por Martin Sheen e dirigido por Michael Ray Rhodes, que pode ser apreciado em família.





É válido, ao final desta jornada, estimular as crianças a desenharem ou mesmo escreverem uma carta a Jesus, que expresse o que desejariam oferecer-lhe de presente neste Natal. As cartinhas podem ser dependuradas na árvore ou mesmo guardadas para serem lidas, se assim desejar a criança, no dia 25, como um pequeno ritual simbólico de desembrulhar presentes. Tenham em mente que todo gesto de amor que endereçarmos ao próximo será considerado pelo Mestre como um gesto de amor endereçado a Ele (Mateus, 25: 35 a 40).




4. Medite com Jesus


Recomendamos um exercício belíssimo de meditação guiada, na voz de Divaldo Franco, que nos proporciona um verdadeiro encontro emocional com Jesus para alívio das ansiedades e pressões. Nestes momentos de crise, é sem dúvida um recurso valioso para manutenção de nossa harmonia interior. Você encontra esta meditação disponível em diversos canais do YouTube.


Pais podem adaptar essa meditação para seus filhos e conduzir eles mesmos o exercício junto aos pequenos, enquanto estiverem relaxados. Basta uma música e um ambiente tranquilos. O instante antes do sono noturno é um ótimo momento para meditar!








anexos


Revistinha O Quarto Sábio
.pdf
Download PDF • 590KB



#encontrocomJesus; #dicascovid19; #evangelizaremcasa; #hábitosespirituais; #Jesus; #nasciemntodeJesus; #Natal; #dicasparapais ; #oquefazernaquarentena; #famíliaeespiritualidade; #família; #evangelizaçãodacriança; #FECL; #FraternidadeEspíritaCaravanaDeLuz;

Posts recentes

Ver tudo