top of page
  • Foto do escritorCaravana de Luz - FECL

deus e o universo



Esse post é continuação de outro, "Deus e Astronomia", onde demonstramos como é possível integrar os estudos da Astronomia às reflexões sobre o Criador, explorando os segredos do Universo e sua imensidão pelas lentes do espírito imortal.





É tarefa dos pais promover uma ligação consciente de seus filhos com Deus e, a seguir, vamos dar a você mais algumas sugestões de como aproximar as crianças da grandiosidade da Criação e da perfeição divina. Assim, elaboramos uma atividade especial para ser aplicada com crianças de 10 anos ou mais (acreditamos que crianças de 8 e 9 anos também possam aproveitar desta proposta, com as devidas simplificações). Você pode iniciar esta reflexão com o estudo das questões de 1 a 13 de “O Livro dos Espíritos” e depois experimentar construir um caminho de raciocínio diferente, com o auxílio desta atividade!





Você encontra esta atividade para impressão no item "anexo" ao final do post. Abaixo, indicamos alguns recursos adicionais para ampliar as reflexões.



Recursos de apoio:



VÍDEO: A Carta do astrônomo Camille Flammarion para D. Pedro II

SINOPSE: O vídeo trata da possibilidade da existência da vida em outros planetas e apresenta o celebre astrônomo e divulgador do Espiritismo Cammille Flamarion, com destaque para suas correspondências com o imperador D. Pedro II.





APLICATIVO: Star Walk 2

SINOPSE: É um aplicativo educacional de Astronomia, disponível no Google Play e na App Store, o qual permite ao usuário explorar objetos celestes em tempo real por meio da tela de seu dispositivo. O objetivo do Star Walk é ajudar astrônomos amadores, estudantes e profissionais a localizarem e identificarem mais de 200.000 estrelas, planetas, constelações e satélites no céu noturno, fornecendo informações detalhadas sobre eles. Para saber mais, acesse https://starwalk.space/pt.





APLICATIVO: Solar System Scope

SINOPSE: O Solar System Scope é um aplicativo de Astronomia, disponível no Google Play e na App Store, que apresenta um modelo 3D do sistema solar e do céu noturno em tempo real. Para saber mais, acesse https://www.solarsystemscope.com/





SÉRIE: Astronomia - Origens NT

SINÓPESE: Consiste em uma série de 10 episódios que aborda como os mais recentes avanços tecnológicos e descobertas no campo da astronomia revelam nossas origens. Consiste em uma boa fonte de inspiração e informação para pais e educadores. Mais recomendado para crianças acima de 11 anos.





Bibliografia


1. KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Trad. Guillon Ribeiro. 125.ed. Rio de Janeiro: FEB, 2006. Cap. I, perguntas 1 a 13, Cap. II perguntas 17, 18, 35 e 36.

2. KARDEC, Allan. A Gênese. Trad. Guillon Ribeiro. 52. ed. 5. reimp. Rio de Janeiro: FEB, 2012. cap. VI.

3. FLAMMARION, Cammile. Deus na natureza. Trad. Manuel Quintão. 7ª ed. Rio de janeiro: FEB, 2010. Cap. II “O Céu”.



anexo

Dinâmica Deus e Astronomia
.
Download • 155KB


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page