top of page
  • Foto do escritorCaravana de Luz - FECL

Encontrando Jesus



“Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos.”

(Mateus, 28:20)




Você já pensou sobre a possibilidade de realmente encontrar-se com Jesus? De sentar-se e confidenciar com Ele como um irmão mais novo busca apoio e orientação de um irmão mais velho? Qual de nós, diante destes momentos desafiadores, não deseja estar com Jesus, encontrar consolo em sua presença magnânima e, ao mesmo tempo, simples? Qual de nós, não almeja ser visto pelos olhos de Cristo, que alcança nossas imperfeições com misericórdia e nos ama tão incondicionalmente que nos afasta do sentimento ilusório de solidão que, em alguns momentos, abate-nos a alma?




Jesus prometeu estar conosco todos os dias até os fins dos tempos. De nossa parte, precisamos aperfeiçoar esta ligação com nosso irmão e Mestre para melhor sentirmos Sua presença constante e amiga amparando nossas vidas. Guardemos Jesus, o irmão de puro amor, na intimidade da alma e saibamos reavivá-lo em nossas consciências a partir da vivência de seu Evangelho luminoso.


Sim, o Cristo é nosso irmão. Essa realidade é de uma profundidade singular porque nos eleva até um Pai comum, Deus, e nos une a todos pelos laços fraternais. Jesus é nossa ponte de vinculação a Deus e ao nosso próximo.


Para ampliar nossas reflexões sobre a personalidade do Cristo, recomendamos o vídeo abaixo produzido pela equipe da USE - União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo.





Caminho, Verdade e Vida



O percurso de Jesus entre nós, iniciado na pequena aldeia de Belém de Judá, foi marcado por suas palavras e ações, que são o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA que tanto almejamos. “Não existe dilema da alma humana que não encontre a correspondente solução nos ensinos imperecíveis do Cristo.”(1) Somos todos abençoados pelos seus exemplos de luz, fonte imorredoura de estímulo para a transformação moral que se faz tão necessária para nosso encontro definitivo com a paz.


Como nos alerta Amélia Rodrigues(2), possivelmente O encontramos nas jornadas passadas e não Lhe fomos fiéis, optando por viver conforme o mundo em vez de segui-lO. Simples e nobre, Ele caminha anônimo entre nós e nos auxilia em silêncio. Vigilante, aguarda que lhe seja facultada a oportunidade de apresentar-se. Por fim, a autora espiritual exorta:


“Se, porém, ainda não O encontraste, para e reflexiona, direcionando os passos na Sua direção.

Compassivo e afável, Ele está perto de ti... Busca viver com Ele.

(...) E, se já O encontraste, mas não te deixaste arrastar pela sua força de amor, recompõe-te e entrega-te enquanto o tempo urge.”

Neste ano, inundemos nosso lar da presença do amigo Nazareno. Comecemos moldando os pensamentos. Contemos a vida de Jesus para nossos filhos. Dediquemos algum tempo diário para estudar o Novo Testamento, quem sabe para ler sequencialmente o Evangelho de Mateus, ou o de João, ou simplesmente escolher algumas passagens para melhor reflexão - como a do Sermão da Montanha (Mateus, 5, 6 e 7) ou as que narram os últimos momentos de Jesus com seus discípulos (João, 13, 14 e 15). Talvez você ainda não tenha se oportunizado esta experiência tão fascinante! As parábolas são pérolas à parte. Vale meditar mais detidamente sobre suas lições.


Nesta imersão no Evangelho, marque um encontro com Ele em seu lar e se pergunte: O que Jesus espera de mim?


Leon Tolstói escreveu um conto singular intitulado “Onde existe amor, Deus aí está”, o qual pode nos ajudar a compreender como a leitura sincera do Evangelho pode converter-se em uma experiência transformadora. Este conto foi traduzido direto do russo por Victor E. Selin e publicado no Brasil pela Editora Paulinas. Sem dúvida, trata-se de um livro que vale a pena adquirir e aproveitar da leitura em família!



O conto tem como protagonista o Sr. Martyn Avdeitch, um sapateiro que enfrentou muitos problemas ao longo de toda a sua vida. Todo o seu sofrimento o fez desacreditar da vida até conhecer uma pessoa que o despertou para a realidade de que seus problemas decorriam do fato dele querer viver apenas em função de sua própria felicidade. Na tentativa de viver para Deus, Avdeitch passou a ler o Evangelho de Jesus e essa jornada trouxe-lhe belas surpresas.


OBS: anexamos ao final deste post uma versão desta história ilustrada por Michael Hugue.


Para a jornada de imersão em Jesus recomendamos também:


Para adultos: As obras de Amélia Rodrigues, psicografadas por Divaldo Franco e o livro Boa Nova, de Humberto de Campos, psicografia de Chico Xavier.


Para crianças: os livros Jesus no Lar, de Neio Lúcio, Pai Nosso, de Meimei e Histórias que Jesus Contou, de Clóvis Tavares, todos psicografados por Francisco Cândico Xavier; bem como a série de vídeos Histórias animadas do Novo Testamento (série dirigida pelo ex-diretor da Disney, Richard Rich que apresenta vinte e quatro histórias do Novo Testamento).


Para pais e evangelizadores: o livro Evangelizar à luz do Espiritismo, de Fátima Carvalho





Para elevar seus pensamentos até Jesus, escute a playlist "Encontrando Jesus" que a equipe de comunicação de nossa editora preparou especialmente para você! Basta clicar na imagem. Desejamos a você, agora, hoje e sempre, um feliz encontro com Jesus!






Bibliografia

  1. NETO, Joaquim Bueno. Hoje com Jesus. São Paulo: IDE, 2018. Cap. 1.

  2. RODRIGUES, Amélia. Psicografia de Divaldo Franco. Vivendo com Jesus. Salvador: Leal, 2014. Cap. Vivendo com Jesus.

  3. KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Trad. Guillon Ribeiro. 125.ed. Rio de Janeiro: FEB, 2006. Terceira Parte, Cap. I, pergunta 625.



ANEXOS



Onde há amor Deus ali esta
.pdf
Download PDF • 8.90MB




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page