top of page
  • Foto do escritorCaravana de Luz - FECL

O lar é academia da alma: vamos nos exercitar?

Um bom exercício para alma, a ser praticado em família, é o Culto do Evangelho no Lar. Reunir aqueles que mais amamos para refletir sobre as lições do nosso amorável Mestre Jesus é recebê-lo como uma visita ilustre em nossa casa.


O lar é a academia da alma: vamos nos exercitar


Às vezes, nos perdemos na agitação dos compromissos diários e, embora muito ocupados com a manutenção da higiene física, esquecemo-nos de cuidar da higiene espiritual do lar.


Lembremo-nos da passagem de Marta e Maria, no capítulo 10 do Evangelho de Lucas: 38 E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa. 39 E tinha esta uma irmã, chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. 40 Marta, porém, andava distraída em muitos serviços e, aproximando-se, disse: Senhor, não te importas que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe, pois, que me ajude. 41 E, respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, 42 mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada. (Lucas, 10:38-42)

Será que estamos escolhendo a boa parte? Será que estamos priorizando Jesus em nosso lar?

É claro que os cuidados práticos com as questões materiais da casa são fundamentais para a manutenção do conforto e do bem-estar da família, mas não podemos andar distraídos das necessidades espirituais. O Culto precisa ser encarado com um compromisso familiar de grande importância e precisamos realizá-lo com disciplina e regularidade. Também não podem faltar os sentimentos de alegria e gratidão por recebermos em nosso lar a visita dos mensageiros de Jesus, bons amigos que vêm ofertar à família suas bênçãos de amor.

O Culto não deve ser realizado maquinalmente, como uma obrigação enfadonha que devemos cumprir. Isso afastaria dessa prática todo o seu sentido espiritual. Se for possível, é importante desligarmos a TV e darmos uma pausa nos eletrônicos alguns minutos antes do horário pré-acordado pela família para início do Culto. Também é útil se valer de música ambiente harmoniosa, no intuito de ajudar a acalmar nossas mentes para melhor absorvermos as lições evangélicas que estão por vir.


Segue a dica de uma seleção de música instrumental para meditação, oração e realização do Culto do Evangelho no Lar, a qual pode ser encontrada no canal da FEB-TV no YouTube.




Por fim, para auxiliar você e sua família nessa tarefa, disponibilizamos a seguir um roteiro simples de como realizar o Culto do Evangelho no Lar.



Roteiro - Culto do Evangelho no Lar - Fraternidade Espírita Caravana de Luz




295 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page