top of page
  • Foto do escritorCaravana de Luz - FECL

Necessário ou supérfluo?

Viver com moderação e simplicidade exige de nós uma consciência moral que deve ser desenvolvida desde a tenra infância. Fazem parte dessa consciência alguns valores como humildade, equilíbrio, desapego e solidariedade. Igualmente, esse desenvolvimento passa pelo aprendizado de conceitos como os de economia e ecologia.





Elaboramos para você - pai, mãe ou educador - uma série de atividades que podem ajudá-lo(a) a desenvolver o tema "Simplicidade e Moderação" com os pequenos. Mas não nos enganemos: a simplicidade deve ser exercitada em família e o exemplo, naturalmente, deve partir dos pais.

Como referência, utilizamos o plano de aula retirado da obra "Evangelizar à Luz do Espiritismo: Orientação e Programas de Aulas Infantojuvenis", um recurso maravilhoso para nos orientar no trabalho de evangelização em casa. Nesta obra, você vai encontrar um programa completo de evangelização espírita para crianças e adolescentes, dos 03 aos 14 anos. Trata-se de um verdadeiro roteiro didático, que inclui o detalhamento das ideias principais de cada aula. Caso deseje adquirir a obra, é só clicar no link abaixo:




A primeira atividade que propomos vai ajudar as crianças a refletirem criticamente sobre suas necessidades e desejos para que sejam mais capazes, então, de consumirem de forma consciente. Sua proposta é mais adequada para a faixa etária entre 7 e 10 anos. Também deixamos aqui o plano de aula retirado da obra que mencionamos, o qual vai ajudá-lo(a) a se preparar para melhor conduzir as reflexões à luz da Doutrina Espírita. Boa jornada em família!



A) PLANO DE AULA





B) ROTEIRO DE ATIVIDADE





C) DICAS PARA AMPLIAR AS REFLEXÕES:


1. VÍDEO: Desenho bíblico - Tesouro no Céu

SINOPSE: Trata-se das histórias bíblicas de Zaqueu (Lucas 19:1-10), um coletor de impostos em Jericó, e do Jovem Rico (Lucas 18:18-30), as quais exemplificam as recomendações de Jesus: “Não ajunteis para vós tesouros na terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consumem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração.” (Mateus 6:19-21). Você encontra este vídeo disponível em diversos canais do YouTube.




2. VÍDEO: Consumo Responsável

SINOPSE: Já somos mais de 7 bilhões de pessoas vivendo no mesmo planeta. E, para isso, precisamos consumir recursos básicos, como água, energia, alimentos, vestuário, cuidados com a saúde, educação, entre outros. A cada ano, o Dia da Sobrecarga da Terra - que marca o momento no qual o consumo dos recursos naturais pela Humanidade naquele ano excede a capacidade da Terra para regenerar esses recursos - chega mais cedo. Sim, precisamos do consumo para poder sobreviver. Mas, da forma como vivemos hoje, acostumamo-nos a comprar muito mais do que precisamos, e consumir de forma desenfreada já virou um hábito. Que tal repensarmos nossos hábitos?





Não deixe de ler outros posts da categoria "Evangelizar em Casa"! Abaixo, disponibilizamos os arquivos em PDF desta atividade para você baixar e imprimir:



Dinâmica Necessário e Supérfluo
.
Download • 157KB

Plano de Aula - Simplicidade e Moderação
.
Download • 2.54MB





1.287 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page